segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um casal de fantasmas

Virginia Woolf no seu conto Casa Assombrada do livro Contos Completos dá uma descrição de roçar a alma sobre como vivem os fantasmas. Neste caso um casal unido para sempre. Para quem quer começar a ler VW recomendo este livro de contos, de cair o queixo))
Dá uma olhada. Com vocês os fantasmas de Virginia Woolf.
" A qualquer hora que você acordasse havia alguma porta batendo. De quarto em quarto eles iam, e de mãos dadas, erguendo aqui, abrindo ali, certificando-se - um casal de fantasmas." (pág. 162)
" Eles chegam mais perto; param na entrada. O vento sopra, a chuva escorre prateada no vidro. Nossos olhos se toldam; não ouvimos passos ao lado; não vemos mulher alguma abrindo sua fantasmal vestimenta. Já ele protege o lampião com as mãos. "Olhe só", sussurra. "Dormem a fundo. Com amor nos lábios"...
Dobrando-se, mantendo acima de nós seu lampião de prata, longa e profundamente eles olham. Longa é a pausa que fazem. O vento impele certeiro; a flama enverga fragilmente. Fachos fortes de luz cruzam pelo chão e a parede e, ao se encontrarem, mancham as faces que se dobram; as faces que ponderam, as faces que revistam os dormentes e buscam a oculta alegria.
"Em segurança, em segurança", bate orgulhoso o coração da casa.  Muitos anos...", suspira ele. "De novo você me achou." "Aqui", murmura ela, " dormindo; no jardim, lendo; rindo , rolando maças no sótão. Foi aqui que nós deixamos nosso tesouro..." Dobrando-se, sua luz ergue em meus olhos as pálpebras. "em segurança! em segurança! em segurança!", bate descontrolado o pulso da casa. E eu, despertando, grito: "Oh, é isto o seu - tesouro enterrado? A luz no coração." (págs. 164, 165)

Nenhum comentário:

Postar um comentário