quinta-feira, 26 de maio de 2011

política com pitada de esperança.

Este pequeno trecho de Mrs Dalloway a política presente na recepção da protagonista, em Londres, no início do século XX. Sempre há discordâncias, entretanto a história e a ficção apontam: o melhor caminho vence.
Vanessa de Redgrave na versão para o cinema.


Com vocês uma pitada de política em Mrs. Dalloway.
" E sir William, que parecia muito distinto, com seus cabelos grisalhos e seus olhos azuis, confirmou-o; mas não tinham podido resistir à tentação. Estava falando com Richard, provavelmente a respeito dessa lei que desejavam fazer passar na Câmara dos Comuns. Por que sentira uma crispação, à vista daquele homem, falando com Richard? Parece que de fato era, um grande médico. Um homem no apogeu da sua carreira, poderoso, um tanto gasto. Pois cumpria considerar os casos que se lhe apresentavam: gente nos últimos degraus de decadência; gente às portas da loucura; maridos e mulheres. Tinha de resolver problemas terrivelmente difícies." (pág 170)

"Quanto ao primeiro-ministro, fora mesmo muita bondade sua, sentia-o Clarissa, ter comparecido à festa. E, ao acompanhá-lo pelo salão, com Lady e Peter presentes e Richard muito satisfeito, e toda aquela gente talvez inclinada à inveja, sentira ela a embriaguez do momento, essa dilatação dos nervos do próprio coração, que parecia palpitar, crescer, elevar-se... sim, pois afinal era isso o que os outros sentiam; pois, embora gostasse daquilo e o sentisse espicaçá-la e estimulá-la, o fato é que aquelas aparências, aqueles triunfos (que o querido Peter, por exemplo, a julgasse tão brilhante), tudo eram coisas completamente ocas; coisas de fora, não do coração; podia ser que estivesse ficando velha, mas na verdade não a satisfaziam mais como de costume..."  (pág 162)
Esta edição da Nova Fronteira (capa acima) tinha um erro medonho. Ao invés das datas corretas faziam referência aos anos de 1960 e 1980. Me confundiu a leitura!! Avisei a editora na época mas não sei se corrigiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário